Os Sete Domingos de São José são um costume da Igreja para se preparar para a festa de São José em 19 de março. Durante esses sete domingos, os fiéis meditam sobre a vida de São José, suas alegrias e tristezas.
Mais precisamente, foi o Papa Gregório XVI que fomentou a devoção dos sete domingos de S. José, concedendo-lhe muitas indulgências, mas o Santo Padre Pio IX outorgou-lhes atualidade perene com o seu desejo de que se recorresse a S. José para acudir à então situação aflitiva da Igreja universal.
Primeira dor: Maria, sua Mãe, tendo sido desposada por José, antes de viverem juntos, descobriu-se grávida por obra do Espírito Santo (Mt 1, 18).
Primeira alegria: um anjo do Senhor lhe apareceu num sonho, dizendo: «José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria, tua mulher, pois o que n'Ela foi gerado provém do Espírito Santo. Dará à luz um filho, e chamá-l'O-ás com o nome de Jesus» (Mt 1, 20-21).
Faça a seguinte oração:
Ó esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim como foi grande a amargura do vosso coração na perplexidade de abandonardes a vossa castíssima esposa, assim foi indizível a vossa alegria quando pelo anjo vos foi revelado o soberano mistério da Encarnação.
Por esta dor e por este gozo, vos pedimos a graça de consolardes, agora e nas extremas dores, nossa alma, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte semelhante à vossa, assistidos por Jesus e por Maria.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
Segunda dor: Veio para o que era seu, mas os seus não O acolheram (Jo 1, 11).
Segunda alegria: Foram, então, com pressa e encontraram Maria, José e a Criança deitada na manjedoura (Lc 2, 16).
Faça a seguinte oração:
Ó felicíssimo patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido como pai adotivo do Verbo humanado, a dor que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus Menino se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes a angélica harmonia e ao contemplardes a glória daquela noite brilhantíssima.
Por esta dor e por este gozo, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar dos esplendores da glória celeste.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
Terceira dor: Quando se cumpriram os oito dias para o circuncidar, foi chamado com o nome Jesus, o que fora dado pelo anjo antes de ter sido concebido no ventre materno (Lc 2, 21).
Terceira alegria: Dará à luz um filho, e chamá-l'O-ás com o nome de Jesus, pois Ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mt 1, 21).
Faça a seguinte oração:
Ó obedientíssimo das divinas leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo que na circuncisão derramou o Redentor Menino vos trespassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.
Por esta dor e por este gozo, alcançai-nos viver sem pecado, a fim de expiar cheios de júbilo, com o nome de Jesus no coração e nos lábios.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
Quarta dor: Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Eis que Ele está aqui para (...) ser um sinal de contradição (...) a fim de se revelarem os pensamentos de muitos corações» (Lc 2, 34-35).
Quarta alegria: Porque os meus olhos viram a tua salvação que preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos pagãos (Lc 2, 30-32).
Faça a seguinte oração:
Ó fidelíssimo santo, glorioso São José, que também tivestes parte nos mistérios de nossa Redenção, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer vos causou mortal angústia, também vos encheu de sumo gozo pela salvação e gloriosa ressurreição que, como igualmente predisse, teria de resultar para inumeráveis almas.
Por esta dor e por este gozo, obtende-nos que sejamos do número daqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da santíssima Virgem, sua mãe, hão de ressuscitar gloriosamente.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
Quinta dor: Um anjo do Senhor apareceu num sonho a José, dizendo: «Levanta-te, toma o Menino e a sua Mãe, foge para o Egito e fica por lá até que eu te diga, pois Herodes está prestes a procurar o Menino para O matar» (Mt 2, 13).
Quinta alegria: Ali permaneceu até à morte de Herodes, para que assim se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta que diz: Do Egito chamei o meu filho (Mt 2, 15).
Faça a seguinte oração:
Ó vigilantíssimo custódio, íntimo familiar do Filho de Deus Encarnado, glorioso São José, quanto sofrestes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga com Ele para o Egito. Mas qual não foi também vosso gozo por terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra todos os ídolos egípcios.
Por esta dor e por este gozo, alcançai-nos que, afastando para longe de nós o infernal tirano, especialmente com a fuga das ocasiões perigosas, sejam derrubados dos nossos corações todos os ídolos dos afetos terrenos, e que, inteiramente dedicados ao serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e na alegria do seu amor expiremos.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
Sexta dor: Ele, levantando-se, tomou o Menino e a sua Mãe, e foi para a terra de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá (Mt 2, 21-22).
Sexta alegria: E veio morar numa cidade chamada Nazaré. Assim se cumpriu o que foi dito por meio dos profetas: «Será chamado nazareno» (Mt 2, 23).
Faça a seguinte oração:
Ó anjo na terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso aos vossos mandatos, se a vossa consolação, ao reconduzi-lO do Egito, foi turbada pelo temor de Arquelau, filho de Herodes, contudo, sossegado pelo anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e Maria.
Por esta dor e por este gozo, alcançai-nos a graça de desterrar do nosso coração todo temor nocivo, de gozar a paz de consciência, de viver seguros com Jesus e Maria, e também de morrer assistidos por eles.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
Sétima dor: Procuravam-n'O entre os parentes e os conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura (Lc 2, 44-45).
Sétima alegria: três dias depois, O encontraram no templo, sentado no meio dos mestres, a ouvi-los e a interrogá-los (Lc 2, 46).
Faça a seguinte oração:
Ó exemplar de toda a santidade, glorioso São José, perdestes sem culpa o Menino Jesus, e para maior angústia houvestes de buscá-lO por três dias, até que, com sumo júbilo, gozastes do que era vossa vida, achando-O no templo entre os doutores.
Por esta dor e por este gozo, vos suplicamos com palavras saídas do coração, que intercedais a nosso favor para que nunca nos aconteça perder a Jesus por algum pecado grave. Mas, se por desgraça O perdermos, fazei com que O procuremos com tal dor que não tenhamos sossego até encontrá-lO, benigno, especialmente na hora da nossa morte, para podermos glorificá-lO no Céu e lá cantarmos eternamente suas divinas misericórdias.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.
V. São José,
R. Rogai por nós!
A Lojinha do Céu, nasceu com o desejo de levar para os escravos de Maria , cadeias de Nossa Senhora com valores menores, querendo por meio desta devoção consagrar o mundo ao coração imaculado de Nossa Senhora.